Quem já não passou por aquela ilustre situação em que você pega todos os seus cadernos e livros, preparado para estudar, e se depara com o computador ou o notebook ligado bem na sua frente, e aí aquela força maior começa a martelar sua cabeça: "vai lá, seu facebook tá cheio de novas notificações, seu twitter precisa ser atualizado, aquele blog que você acompanha fez post novo" etc? E aí você vai dar aquela olhadinha rápida e quando vê o dia acabou e você não estudou nada.

Só que, infelizmente, nada é de graça. Então se você tá aí pendurado nas matérias do colégio ou vai fazer ENEM e vestibulares esse ano, mas ainda nem pegou no caderno, ainda há tempo. "Ah, mas é muita coisa e nem sei por onde começo". Nada é impossível galera, e a solução pra isso é fazer uma rotina pros estudos, mas você tem que ter em mente que se você quer muito conseguir uma coisa, tem que abrir mão de outras, e o mais importante, tem que ter disciplina.

Aqui tem um exemplo de rotina de estudos, que vocês, claro, podem adaptar de acordo as matérias que mais precisam ser estudadas pra escola, ou que tem mais peso pro ENEM ou vestibular:

  • Segunda-feira:  geografia e matemática
  • Terça-feira: história e física
  • Quarta-feira: sociologia e química
  • Quinta-feira: filosofia e biologia
  • Sexta-feira: português e inglês
  • Sábado: exercícios sobre a matéria vista durante a semana e redação

O ideal é estudar de 2 a 4 horas por dia, e com intervalos de mais ou menos 15 minutos a cada hora, porque depois de um tempo a cabeça da gente fica cansada e o aproveitamento já não é mais o mesmo, então é interessante comer uma fruta ou uma barra de cereal nos intervalos para repor a energia.

Também é interessante assistir vídeo aulas, fazer simulados e provas antigas, já citei o Guia do Estudante em um post, e falo novamente aqui. É um site muito interessante que me ajudou muito quando eu estava estudando para o vestibular, lá tem várias dicas de estudo, simulados, conteúdos prováveis para cair no ENEM e vestibular, temas para redação etc. Vale muito a pena acessar, porque ajuda bastante nos estudos.

Espero que eu tenha ajudado, dúvidas e pedido de post vocês podem fazer com comentários ou pelo e-mail do blog. Até a próxima :)